C´Mon You Know
- Roberto Kitagawa
- 10 de nov. de 2022
- 3 min de leitura

Voltamos! E para celebrar essa nova passagem de Liam Gallagher no Brasil, reativei o site e resolvi fazer essa resenha do seu último álbum, C´MON YOU KNOW, lançado em 27 de maio desse ano.
Liam fará duas apresentações no Brasil, dia 15 de novembro no Espaço Unimed em São Paulo e dia 16 de novembro no Qualistage no Rio de Janeiro.
C´MON YOU KNOW é o terceiro álbum de estúdio da carreira solo do Liam, que foi antecedido por WHY ME? WHY NOT (2019) e AS YOU WERE (2017). Além desses, Liam lançou também dois ao vivo, MTV UNPLUGGED (2020) e DOW BY THE RIVER THAMES (2022).
O disco abre com uma linda canção ala Lennon, chamada MORE POWER. Um coral infantil precede a voz anasalada apoteótica de Liam, e na canção RKID emociona com menções de que conseguiu ver/entender tantas coisas depois que sua mãe deixou seu pai (ele era agressivo), e admitindo a sua mãe que por muito tempo ficou zangado, o que alguns dizem se tratar da mágoa com seu irmão Noel pelo fim do OASIS. Uma das melhores partes da música é quando ele diz que "você não terá a garota que você quer, mas a que você precisa". Liam teria dito que essa faixa foi feita para seu irmão Noel.
Na sequência DIAMOND IN THE DARK, uma faixa, que certamente, ao menos para mim, é um recado ao seu irmão Noel, quando cita “... I might not see those baby blue eyes anymore...” (Eu posso não ver mais aqueles olhos azuis de bebê), fazendo menção aos olhos do Chief, ou “... And I really don’t know how to shake these memories...” (E eu realmente não sei como sacudir essas memórias), como quem dissesse que não sabe mais o que fazer para que o irmão esqueça o passado, lembre dos bons momentos e quem sabe a banda retorne um dia. Coloco essa canção fácil no meu top 03 da carreira solo do Liam, que música meus amigos!!! Refrão pegajoso, pegada hip-hop em certo momento, e aquela famosa anasalada característica, memooooorieeees!!!
DON´T GO HALFWAY, um rockão pra cima com aquelas esticadas na voz “... She were bliiiiiiiindeeeed...” (...) “... But whose that piiiiiiloooot? ...” Demais!! Come on you freak You know what I Mean?
Faixa título do disco C´MON YOU KNOW, canção com batida marcada, backing vocals com cantoras negras muito bonito, enfim, uma canção que proclama, vamos viver a vida porque ela é curta! Liberdade e Amor.
TOO GOOD FOR GIVING UP, recente single lançado, a balada do disco com uma letra bem espirituosa. Aquele faixa para você ouvir com seu amor.
IT WAS NOT MEANT TO BE, é uma mistura BEATLES com ROD STEWART rs... Reparem bem aquele trecho “... And there is significantly less to prove / And there is significantly more to lose / Walking a mile in someone elsе's shoes ...” Beatles puro, e essa pegada banjo da música, lembra assim uma Maggie May do velho Rod. Essa faixa é uma das minhas favoritas do álbum, fantastica!
Primeiro single do disco, EVERYTHING´S ELECTRIC, composta em parceria com DAVE GROHL dos FOO FIGHTERS a música tem um punch animal, e eu vejo novamente uma mensagem meio que subliminar ali na letra ao velho Chief.
WORLD´S IN NEED, essa música me lembrou um pouco os tempos da Beady Eye, não? A batida folk é gostosa, e tem uma gaitinha legal. A NME destacou em janeiro 2020 um twitter do Liam em que ele diz que essa faixa era para ter entrado no seu disco anterior Why Me? Why Not, o que acabou ocorrendo somente nesse. Tem um Q de Stones essa faixa.
Depois temos MOSCOW RULES, uma canção tranquila, com alguns trechos climáticos, destoa um pouco das demais, com uma letra que flerta com a solidão e tem até saxofone.
I´M FREE, começa com uma pegada ROCK e de repente cai num clima REGGAE. Acho que é a faixa mais fraca do disco.
Em BETTER DAYS as raízes Beatles lembrando a classica Tomorrow Never Knows retornam. Terceiro single lançado em abril, tem um vídeo muito bonito filmado do alto de um prédio (Midland Hotel) na sua cidade natal, Manchester.
O disco em sua versão normal, fecha com a faixa OH SWEET CHILDREN, mais uma faixa com pegada Beatles/Lennon, 70´s.

Na versão deluxe temos mais duas faixas, THE JOKER, sensacional! Backing Vocals estilo gospel, a voz do liam está muito gostosa, a faixa lembra algo Paul Weller, talvez eu esteja viajando, mas soa assim Above The Clouds, e WAVE, com backing vocal distante ao fundo que parece ser de uma criança e guitarra suja, é uma música só razoável.
Comments