Heathen Chemistry - 18 anos
- Roberto Kitagawa
- 4 de jul. de 2020
- 4 min de leitura

Nesta última semana, mas precisamente no dia 01 de julho, o álbum Heathen Chemistry completou 18 anos do seu lançamento.
Este é o quinto álbum de estúdio do Oasis, disco muito aguardado na época (2002), e que vazou meses antes do seu lançamento.
Me recordo que participava de um fórum do Oasis, só não me lembro o nome desse extinto fórum de fãs, e foi lá que como muitos, eu baixei o disco, também não resistindo aguardar o seu lançamento.
Foi a partir desse álbum que Noel quebrou o monopólio das composições da banda, em que pese no disco antecessor Standing On The Shoulder Of Giants, Liam ter contribuído com a faixa Little James, composta para seu, a época, enteado, e nele Chief assina somente 05 faixas das 11 que compõem o LP.
Who Feels Love, acompanhando as festividades de aniversário desse belo álbum, faz o faixa a faixa, deixando nossas impressões depois de todos esses anos.
O disco abre com o também primeiro single, The Hindu Times, realmente uma das melhores canções do disco, um rock de arena com refrão fodastico "Cause God gimme soul in your rock'n'roll, baaaaaaabe...". Me lembro bem o dia em que o vídeo clipe dessa música foi lançado na Mtv Brasil, aquela atmosfera Preto e Branco, Liam bebendo leite, os irmãos cantando no mesmo microfone como Lennon & McCartney, o luminoso neon com a inscrição Pills, demais!
Outro clipe emblemático dessa música, é de uma execução ao vivo, em que Noel veste uma camiseta com a figa que representa a cultura Nothern Soul.
Em uma entrevista dada juntamente com seu escudeiro Gem para NME, a época do lançamento do disco, Noel confessa que alterou parte da letra original, a qual Liam insistia que estava boa.
O nome da faixa foi tirado de uma camiseta vista por Noel, a qual continha um logo com essa inscrição.
Seguindo Force of Nature, esta cantada por Noel, contém um sample de Nightclubbing do Iggy Pop. Noel disse que a música seria cantada por Liam, mas como não foi, deixou de concorrer para primeiro single. Eu particularmente achei uma faixa fraca a época, um tanto preguiçosa, e continuo com essa impressão hoje rs..., mas é uma faixa típica do Noel.
Essa música aparece no final do filme Love, Honour & Obey com Jude Law.
Hung in a Bad Place, que música! Rock de primeira assinada por Gem Archer. Essa faixa foi usada em um comercial da Victoria´s Secret nos Estados Unidos.
Pra mim deveria ter sido um single, é uma pena, é uma das melhores desse álbum.
Continuando a balada Stop Crying Your Heart Out, segundo single e tema da derrota da Seleção Inglesa para seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. Quando eu ouvi essa música pela primeira vez no vazamento do disco, tive a sensação, e acho que até comentei no fórum, que essa faixa levaria o Oasis ao topo novamente, mas eu estava enganado, a gloria dos 90´s nunca mais voltaria, apesar da carreira solida e bons discos. Essa aparece no filme Efeito Borboleta, com o ator Ashton Kutcher.
Quarto single do álbum, Songbird, é uma canção acústica ala Lennon, que Liam escreveu para sua noiva, a época, Nicole Appleton, do grupo feminino All Saints, com quem foi casado e teve seu filho Gene Gallagher.
Nicole aparece no bonito vídeo clipe gravado no Hyde Park em Londres, tornando a árvore onde Liam aparece tocando violão um ponto turístico.
A letra é uma das melhores composições de Liam, uma canção de amor com um belo refrão "she´s not anyone" (ela não é qualquer uma).
Little by Little, foi o terceiro single do disco, lançado de forma dupla com a faixa She is Love. A música virou um clássico do Oasis, com destaque para o vídeo clipe com a versão ao vivo em Finsbury Park. Mais uma canção de arena, cantada por Noel Gallagher, como só ele sabe fazer. A frase True perfection has to be imperfect (A verdadeira perfeição tem de ser imperfeita), da letra é um primor. Imagine se tivesse os vocais de Liam como originalmente foi pensado.
Na sequencia A Quick Peep, faixa instrumental do baixista Andy Bell. Foi executada por ele recentemente nas "sessões" em época de pandemia do Covid-19 que tem postado diariamente no seu Instragram e canal do Youtube. Eu particularmente gosto bastante de instrumentais e bastante dessa música. Ele diz que é inspirada em Peter Greens Fleetwood Mac.
Uma das faixas mais Beatles do Oasis, (Probably) All in the Mind, tem uma batida que soa Ticket To Ride, aquele baixo talvez, o backing do Noel acompanhando a voz do Liam (parece Lennon e McCartney), muito foda!
Se Songbird é a canção de amor do Liam, She is love é a do Noel para sua atual esposa Sara McDonald. A música é acústica, mas aquela guitarrinha Beatles que aparece é explicita.
Um curiosidade é que um trecho dessa música foi extraída do livro The Prophet do poeta libanês, Khalil Gibran. John Lennon usou palavras do poema Sand and Foam desse mesmo poeta, na musica Julia que escreveu para usa mãe. Como o próprio Noel disse a NME, essa música tem mais importância pra ele do que para nós fãs, rs...
Born On A Differente Cloud, Liam querendo soar John Lennon, novidade né, mas o vocal é impecável, e ouso dizer que chega perto hein.
O solinho slide guitar, do Johnny Marr é matador, só remete ainda mais ao Lennon. Um solo parecido com este apareceu mais tarde na faixa também composta por Liam, I´m outta time do disco Dig Out Your Soul.
O álbum encerra com Better Man, a terceira contribuição de Liam no álbum, é, realmente parece o final de um disco do John Lennon rs... Gem comentou que inicialmente seria acústica, mas depois plugaram e a música ganhou corpo.
Noel toca bateria nessa música.
Existe ainda a faixa hidden track, The Cage, música instrumental climática.
Bom, no balanço geral, é um disco de altos e baixos, mas posso dizer que ao menos metade tem uma forte influência Beatles, e muitas boas faixas lançadas como b-sides dos singles, a exemplo de (You've Got) The Heart of a Star, Just Getting Older, Thank You for the Good Times composta por Andy Bell, e a linda Idler's Dream ficaram de fora.
A capa do disco contem uma imagem da banda do fotógrafo Simon Halfon na estação Gare de Lyon, do metro de Paris.
Conte sua relação com este disco, suas impressões, divide com a gente. Cheers!
Yorumlar